Domingo, 13 de Março de 2011

Tendências de Negócios de Serviços Empresariais

Em função da crise actual, as empresas têm tendência a concentrarem-se na sua actividade principal e contratarem em Outsorsing um conjunto de serviços, os quais antes eram internalizados. Emerge assim um conjunto de oportunidades de negócios, aproveitando esta tendência de mercado.

Serviços Financeiros: Os serviços de contabilidade, processamento fiscal, recursos humanos e controlo financeiro, são cada vez mais prestados por empresas externas, com enfoque na informação de gestão e apoio ao empresário, e não apenas no tratamento contabilístico da informação, o qual só por si não acrescenta valor significativo. A empresa cliente poderá obter um serviço de elevado valor acrescentado, prestado por especialistas financeiros com custos mais reduzidos comparativamente a uma estrutura interna. A Fiducial, empresa do grupo Onebiz (www.fiducial.pt) é uma das empresas que presta este serviço em todo o país e com expansão em Franchising.

Serviços de compras e redução custos: A função compras da empresa, começa também a ser trabalhada em Outsorsing através de consultores especialistas. É complexo para o empresário conseguir obter as compras de produtos no mercado Internacional ao melhor preço e conseguindo controlar a qualidade, aliado a todas as questões fiscais e aduaneiras associadas. Através de especialistas nesta área (ex: empresa EZ Trade Center www.eztradecenter.com) , o consultor externo identifica os melhores produtos e fornecedores a nível global, gerando grande eficácia e sem custos fixos ao cliente. Por outro lado, as empresas têm necessidade cada vez mais de reduzirem os seus encargos com Fornecimentos e Serviços Externos. Desta forma surge também a oportunidade das empresas, contratarem consultores de redução de custos, os quais apenas são remunerados em função da poupança que geram.

Sistemas de Informação e Software em regime de Aluguer (Saas e Cloud Computing): No contexto económico actual adverso, as empresas optam cada vez mais por substituir investimento em hardware e software, por contratos de aluguer de utilização durante um período pré-contratualizado. Neste contexto, surge cada vez mais a oportunidade de negócios de Outsorsing de serviços de tecnologias de informação. Assim as empresas podem contratar o seu parque tecnológico sem investimento, pagando um fee mensal, o qual pode incluir equipamentos, licenças de software, alojamento e serviço de suporte técnico. A titulo de exemplo o serviço Livebiz da empresa Esinow.net (www.livebiz.com.pt), é uma das soluções actuais de mercado.

 

Marketing, Comunicação, Design e Internet: Esta é também uma das tendências de Outsorcing actual, sendo fulcral para as empresas terem uma apresentação ao seu mercado muito profissional ao nível do seu site, loja online, design de produtos e serviços, marketing e comunicação de imprensa adequada. O facto da empresa contratar no mercado ao invés de criar um departamento interno, permite que a criatividade e soluções sejam mais eficientes, pois pode escolher os melhores recursos a qualquer momento, sem a existência de estruturas de custos fixos internos. A 4Best (www.4best.pt) é uma empresa, que se especializou nesta área de negócios.

O sector de serviços a empresas caracteriza-se assim por uma tendência de mercado no contexto actual, tendo em conta a concentração das empresas no seu core business e o recurso a serviços externos para satisfazer necessidades de ordem diversa. O facto da prestação destes serviços empresariais se estruturar num sistema de franchising, permite também ser uma oportunidade de negócio para empreendedores nestas áreas.

Por Pedro Santos

Administrador Grupo Onebiz

publicado por acordodinheiro às 16:20
link do post | comentar | favorito
|

.A Cor do Dinheiro

.Patrocinadores

 

PT negocios

Coloque as suas dúvidas sobre os Temas da Semana através de:

E-mail: cordodinheiro@sapo.pt

 

.Produzido por

Photobucket

.Programa

 

A Cor do Dinheiro é um magazine semanal sobre Economia, que aborda assuntos sobre poupança e investimento. É transmitido todos os Domingos, às 23h na RTPN.

.Apresentador

 

Camilo Lourenço é o apresentador do programa A Cor do Dinheiro e tem já uma larga experiência na área da economia. Foi fundador do Diário Económico e director editorial da revista Exame. Desempenhou, também, funções como editor de economia na Rádio CMR e na Rádio Comercial, e foi comentador da SIC Noticias.
Actualmente, é colunista no Jornal de Negócios e no Record e comentador da RTP e da M80.


 

 

.Votação Semanal

.Facebook

.Arquivo Audiovisual do Programa

RTP Multimédia

.Arquivo do Blog

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

.Links Úteis

DECO

 

Ministério da Economia

 

Ministério das Finanças

 

Banco de Portugal

 

Agência Financeira

 

Revista Exame

 

Jornal de Negócios

 

Diário Económico

 

Público

 

Bloomberg

 

Dossier Especial Financial Times

.Sugestão de Livro


 

 

 

Num momento em que valores como a Verdade, Humildade e Solidariedade se
encontram completamente arredados do modo como são, actualmente, governadas
as grandes empresas globais, é necessário lançar um alerta sobre a forma
pouco clara como muitos dos máximos responsáveis das grandes corporações as
têm dirigido. Este livro pretende dar a conhecer aos actuais e futuros gestores as
ferramentas para lidar com a actual crise de valores que prolifera nas
empresas globais. É preciso «humanizar» as empresas para que estas deixem de
procurar o êxito rápido a qualquer preço! Criar uma cultura de negócios mais
verdadeira, será o grande desafio para todos os futuros gestores deste
século.

De João Ermida, O Método dos Executivos do Futuro, Dom Quixote

.Julho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31